| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

A influência das cores no apetite

Page history last edited by jaqueaferreira@... 14 years, 10 months ago

 

          Descobrir se você está tendo uma alimentação saudável pode ser mais simples do que o esperado. Preste atenção no seu prato de comida. Está pálido e sem graça ou tem mais cores do que um arco-íris? Se você escolheu a segunda opção, considere-se uma pessoa a um passo da longevidade .

        Pesquisas realizadas no Brasil  e no exterior dividem frutas, verduras, legumes e cereais por cores e mostram que, em cada refeição, o ideal é ingerir uma porção de cada um dos diferentes  grupos para fazer bem ao corpo.   

"Prestar  atenção nas cores é uma maneira bastante simples de controlar o consumo de nutrientes. O correto é incluir seis tons diferentes a cada refeição" (Juliet Marzalek - nutricionista especialista em nutrição clínica). 

  

        Outro fato interessante é a influencia das cores no apetite, pois de acordo com estudos as cores dão noção do sabor. Isso foi comprovado quando algumas pessoas foram colocadas no escuro para provar alguns sabores e sem ver a cor do que estavam prestes a saborear, muitos perderam o senso crítico sobre os sabores. Quando provaram uva, 70% acertaram. No entanto, outros 15% acharam que era limão. Já no teste com cereja, apenas 30% acertou o que era.

        Estudos ainda revelam o porquê de o azul ser uma cor que suprime o apetite.          

        Historicamente, é uma cor que nunca esteve relacionada a nenhum tipo de alimento e sempre associada ao frio, veneno e coisas exóticas.

        As cores vermelha e amarela são utilizadas para despertar o apetite. A cor vermelha aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, também gera intimidade, energia, paixão e desperta a sexualidade. Por isso, muitas vezes a cor vermelha é usada em restaurantes e em produtos que lidam com esses elementos, como por exemplo, vinhos, roupas, flores, etc.

        Segundo pesquisas o amarelo gera energia e felicidade, por isso, no quesito apetite, essas duas cores formam a dupla perfeita. Não é à toa que existem milhares de McDonald’s em todo o mundo. E sempre aliado ao vermelho e amarelo. Sem contar inúmeras outras redes de alimentação existentes em todo o planeta que também seguem essa mesma linha para despertar muita fome nos clientes.

   Hoje em dia uma questão muito preocupante é a forma como as crianças têm se alimentado. A mídia é muito forte e têm agido de forma agressiva na questão do estímulo ao consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, pois têm sido muito consumidos pelas crianças atualmente, ocasionando uma série de doenças como a obesidade, dislipidemias, doenças do coração, entre outras.  A criança, por estar em fase de crescimento e desenvolvimento tem exigências maiores e que não podem ser descuidadas.

 

Fonte: http://ocomunicador.com.br/?p=188

             www.5aodia.com.br

            http://nutricy.com/a-influncia-das-cores-na-alimentao/

 

As Cinco Cores da Saúde

 

     Devemos ter na mesa um prato colorido, ou seja, com as cinco cores da saúde.  Descritas no quadro abaixo fornecem ao organismo os nutrientes de que ele precisa, o consumo diário deve ser de, no mínimo, um alimento de cada cor, ficando na média de 400 g de frutas, legumes e verduras.

 

Vermelho Laranja Roxo Verde Branco
Acerola, tomate, goiaba, maçã, melancia, cereja, pimentão
vermelho
Abóbora, ameixa amarela, batata, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, laranja, mamão Ameixa preta, azeitona preta,
uva, berinjela, beterraba, figo, jaboticaba, repolho roxo, alface roxa,
Abacate, alface,
brócolis, couve, chuchu, kiwi,
limão, mostarda, pepino, repolho, salsa, vagem
Aipim, aipo, alho, banana, batata branca,cebola, cogumelo,
couve-flor, nabo,
pêra, pinhão

Fontes de carotenóides, fortalecem olhos e pele, bom para o coração e para a memória, previnem o câncer por causa do licopeno.

Ricos em carotenóides, vitamina C, que é um antioxidante, fundamental para a proteção das células. Ajuda a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.

Contém niacina (vit.B), minerais,
potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento.
Previne doenças cardíacas ©

Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de fortalecer osso e dentes.

Nos alimentos de cor branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

 

 

                               

                      

                                                        

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.