| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Avaliação na Participação

Page history last edited by Sueli 14 years, 9 months ago

Queridas colegas guerreiras e professora Patrícia.

 

     Sinto-me impelida a registrar o depoimento que segue, pois mais um semestre fora dedicado ao Projeto de Aprendizagem e muito foi realizado por este grupo. Minha participação não foi efetiva. Fiz algumas postagens, um mapa conceitual inicial, participei das discussões, contudo não me sinto enquanto cooperadora desta obra. Este PA já é meu terceiro trabalho. No ano passado fiquei em recuperação (a única de um grupo de cinco colegas) e não vou dizer que ainda entendi o que ocorreu. Fiquei sem férias, pois janeiro e fevereiro estive em trabalho tanto na Secretaria de Educação quanto na UFRGS numa Recuperação Intensiva. Fiz um projeto que julgo maravilhoso juntamente com a colega Luciana Dias. A professora que nos acompanhou é a Nádie (uma das pessoas mais incríveis que já conheci). Fomos orientadas com amor e cobradas com afinco. Gostaria que antes de continuar esta leitura vocês dessem uma olhada em minha produção assim ficará mais fácil explicar minha tristeza.

http://projetococacola.pbworks.com/

 

     Hoje, final de semestre fico pensando em quanto seria bom uns dias de descanso... A cabeça e o corpo padecem. Entretanto sou a pessoa mais humilde e ciente de meus compromissos, falhas, omissões e jamais ousaria trabalhar por horas à fio neste espaço para compensar algo que não fora desenvolvido porque entendo há muito tempo o que é este projeto.

 

     Neste semestre trabalhei com PAs em minhas turmas de Ensino Médio onde leciono Filosofia e Sociologia nas sextas-feiras à noite... Imagina manter o pessoal acordado! Minha proposta era mudar a bendita FEIRA DE CIÊNCIAS da escola que só tinha vulcões, Coca-Cola com mentos e DSTs. O resultado foi brilhante e emocionante. Fizemos todo o processo, mas sem o registro on line por causa da falta de equipamentos. A Feira estava linda, cheia de assuntos engraçados e diferentes. Apresentações até com direito a amostra grátis como no caso da massoterapia e o que podemos fazer com erva de chimarrão (comi bolo e pudim!) e outros tantos.

 

     Claro que tive alguns alunos que não participaram, mas as desculpas não são por falta de tempo ficam por conta da falta de opções onde pesquisar como se não tivéssemos tratado disto desde a primeira semana de aula!

 

     Enfim, tudo isto para esclarecer que meu problema não é o PA. São as escolhas e prioridades. Neste semestre tive uma em especial que é a inclusão de um aluno surdo em minha sala. Por ele e por mim falhei com vocês, falhei com meu curso de Biologia e apenas quero que saibam que não sou uma colega "difícil" ou "que se escora". Sou alguém ciente de minhas atribulações e das consequências de meus atos.

 

     Agradeço o carinho com que me trataram e torço para que nossos caminhos possam estar ligados noutro momento. Vocês são maravilhosas...

 

     Carinhosamente,

     Tatiani Roland 

 

 

     Tati.

     Se te serve de conforto, a minha participação e, conseqüentemente a produtividade, também não foi efetiva.

     Para todos nós foi bem complicado, pois trabalhar 40 horas, planejar aulas, participar de projetos da escola, fechar notas, ser mãe, mulher, etc, e ainda fazer faculdade, realmente...como você diz “a cabeça e o corpo padecem”.

     Mas, faço minha as palavras da Kathia, você não se escorou em ninguém, as tuas prioridades e falta de tempo, que dificultaram a tua participação mais efetiva no PA.

    Apesar da minha falta de cooperação, houve uma aprendizagem muito expressiva, não relativa ao conhecimento informal, no caso a questão principal do PA, mas na questão interpessoal, pois aprendi a me descentrar, e segundo Luciane M. Corte Real, “isso implica numa mudança estrutural que se dá na convivência e, é um modo de aprender”.

   

Aprendi, aceitar a diversidade de pensamento nos modos de ser e de viver; aceitar a crítica como um processo construtivo, respeitar os integrantes do grupo cada qual com suas particularidades, enfim, foram muitas as aprendizagens, inclusive você Tati, colega “difícil”, me ensinou a ser humilde e reconhecer quando não se alcança o objetivo proposto.

Abraços para todas as guerreiras!!

Sueli

 

Comments (1)

Kathia Seib said

at 12:08 am on Jul 12, 2009

Oi Tati, estamos no meio do ano e tua correria já tá extensa.
Nossa vida é repleta de prioridades, algumas mais urgentes, outras nem tanto, mas nenhuma menos importante.
Que bom que conseguiste aplicar PAs com teus alunos, sinal que estes projetos estão sendo importantes na nossa sala de aula, nossas profs que digam.
Vou falar por mim, e creio que as demais colegas pensam igual, não foste difícil ou te escorou, mas com certeza teus horários e prioridades te dificultaram de uma maior doação na nossa companhia.
Uma pena, pois o arco-íris de trocas ficou com a falha de tua cor.
Não faltarão oportunidades de nos reencontrar, ainda temos 3 semestres pela frente.
Um grande abraço e bjnhs.
Kathia Seib

You don't have permission to comment on this page.